6 de março de 2013

MAHA SHIVARATRI: A PRESENÇA DE SHIVA



HUMBERTO MENEGHIN


Invocar a presença de Shiva seja em plena segunda-feira ou no dia a dia é muito comum para os Hindus e por aqueles que simpatizam com essa deidade. No entanto, quando os meses de fevereiro e março de cada ano se aproximam, dependendo da posição lunar, comemora-se na Índia e em vários outros países, o Maha Shivarati, a grande noite de Shiva, um momento muito auspicioso dedicado ao Senhor Shiva. Esse festival, originalmente Hindu, também conhecido como Padmarajarathri, será celebrado por todos os devotos no décimo dia de março, deste ano de 2013, quando a Lua estiver minguante.








Diferente dos outros festivais Hindus onde os festejos são mais exaltados e os devotos até brincam, durante o Maha Shivarati, eles mantém o silêncio, jejuam entoam mantras e cultuam Shiva. Om namah Shivaya é o mantra mais comum; no entanto, durante a realização de pujas os devotos costumam entoar praticamente todas as nominações que esse Deus possui.










Na verdade, a festividade acontece durante um dia e uma noite inteiros, em especial nos templos de Shiva, espalhados pela Índia, onde meditações, rituais e práticas espirituais também são realizadas.


Não é por acaso que os Hindus comemoram o Maha shivratri, pois além dessa celebração ser eivada de auspiciosidade, Shiva é o asceta, aquele que pela destruição permite que a ignorância seja removida através de uma clareza mental que é trazida ao devoto pela aquisição do conhecimento. 


Todavia, o devoto deve se esforçar para que isso ocorra, pois Shiva não é um Deus que irá “bajular” e indiscriminadamente “carregar no colo” quem apenas entoa um de seus mantras algumas vezes, esperando altas “bênçãos”.










No entanto, sempre pronto a nos auxiliar nos momentos que nem ao menos notamos que esse auxílio acontece, Shiva possibilita que a mente do devoto se abra, ou seja, torne mais consciente tanto para a aquisição do conhecimento como para seguir pelo caminho espiritual de uma forma que não prevaleça o desejo de retornar à estaca zero.


Segundo a tradição, os devotos começam a celebrar o Maha Shivarati após as oito horas da noite, seguindo até às quatro horas da manhã seguinte. A razão disso é que se acredita que durante esse período o Senhor Shiva seja percebido e se faça presente numa forma quando os olhos estiverem adaptados.










No Brasil, em alguns espaços voltados à prática e o estudo de Yoga e Vedanta é comum que ocorra a celebração do Maha Shivaratri. Os incautos podem, num primeiro momento, não compreender isso e achar que a celebração nada mais é do que uma boa oportunidade para se socializar, sem dispensar a devida importância à devoção. 


Por outro lado, se quem promove a festividade transmitir a todos os presentes qual o real significado do Maha Shivaratri, dúvidas poderão ser diluídas e todos passarão a se conectar com o Mahadeva.

Harih Om!

2 comentários:

  1. Olá Humberto, tudo bom? Sou da AUM Yoga, uma empresa que trabalha com acessórios de yoga. Eu gostaria de entrar em contato com você e falar sobre algum tipo de parceria, o que acha? Se achar uma boa ideia, mande um email para contato@aumyoga.com.br! Grata!

    ResponderExcluir