9 de maio de 2012

INSPIRADOR OU PROMOCIONAL?



HUMBERTO MENEGHIN


Parece comovente e até emocionante saber que alguém abandonou as muletas e emagreceu muitos quilos após ter se dedicado com determinação à prática do Yoga. Isso, de certo modo, pode ser uma premissa verdadeira, mas analisando de uma forma racional o filme Never, ever give up, Arthur’s Inspirational, que anda sendo muito visto e divulgado pela web, nota-se que por trás dessa grande mudança há a propagação implícita da chamada DDP Yoga. Mas, o que é DDP Yoga? E por que a maioria dos que assistem o referido vídeo inspirador se emocionam e chegam até derramar lágrimas achando que a louvável recuperação do praticante aconteceu devido à prática do Yoga que conhecem?

Conforme consta o praticante em questão, era paraquedista da Força Aérea Americana durante a guerra do Golfo e após ter sofrido um grave acidente teve muitos ferimentos nas costas e joelho, engordou e chegou a pesar 297 libras. Os médicos disseram que ele nunca mais andaria e por quinze anos Arthur Boorman acreditou nisso.



No próprio vídeo há várias inserções de informações. Uma delas afirma que o praticante quando procurou alguns professores para praticar Yoga, a maioria deles o recusaram, ou seja, não acreditaram nele. Que outros médicos também não acreditaram nele, mas que o criador da DDP Yoga, Diamond Dallas Page, ex lutador profissional da WCW, foi o único que nele acreditou e assim ele passou a praticar a “Yoga” que “não é a Yoga da sua mãe!”

Uma “Yoga” para caras normais, “Yoga for Regular Guys”, que mistura ásanas com exercícios cardiovasculares, movimentos das artes marciais e outros de reabilitação, sendo considerado por alguns um tipo de “Fusion Yoga”, que reúne ásanas com outras modalidades de exercícios, evidenciando muito a perda de peso.




Com a prática que se identificou, talvez porque o criador da DDP Yoga tenha também apresentado a sua técnica a militares das tropas do Afeganistão e Iraque, Arthur foi em frente e aos poucos foi tendo progressos, perdendo excesso de peso, sentindo-se melhor, mais confiante e por fim se libertando das muletas.

“A Yoga que não é a Yoga da sua mãe”, slogan muito utilizado nos vídeos promocionais da DDP, chama bem a atenção das pessoas que querem simplesmente se dedicar a uma malhação escancarada que mistura ásanas com exercícios físico extremos, com a precípua função de perder peso e ter um abdômen ripado. E, isso é muito tentador. P90X, um outro método fitness bem propagado nos Estados Unidos, também inclui ásanas em seu programa. 

Não se tratando de uma prática de Yoga tradicional, mas sim um workout híbrido, que adota um gesto que uni indicadores e polegares, a DDP tem sido muito praticada por jogadores profissionais do futebol americano, lutadores de MMA e WCW, militares e pessoas que simplesmente querem ficar em boa forma; sendo assim a DDP trata-se, na verdade, de um mero treinamento intenso que pode até trazer grandes benefícios ao corpo físico, mas confundir isso com Yoga, não dá, está completamente fora da realidade.




Alguns professores e algumas “Marias vai com as outras” acreditam e acham maravilhosa a recuperação que o praticante que aparece no vídeo conquistou, sem refletir sobre a que realmente ele se dedicou, acreditando que foi o Yoga puro e simples que promoveu a sua transformação.

Ásanas foram utilizados, é verdade. No entanto, não podemos esquecer do Yoga Terapia que se for devidamente adotado e praticado por quem passa por algum distúrbio de saúde também pode trazer uma boa recuperação ao praticante que se dedica.

Harih Om! 

7 comentários:

  1. Do you know about any DDP yoga classes in São Paulo, Brazil ?

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do texto! Vi o vídeo e fiquei sem saber como lidar com a informação e até se divulgava. Agora pensando no uso do vídeo para fins promocionais e pelo caráter desse yoga eu prefiro nem passar a frente. Acredito que isso não é Yoga de verdade. Nada contra alguém juntar asânas e outros exercícios (até fiquei interessado na verdade), mas acho que Yoga vai bem mais além e acho uma pena quando vejo as pessoas vendo o Yoga só pelo lado da, digamos, vaidade. Acho que o vídeo explora o caso do rapaz para isso de algum jeito e acho isso um mau uso, mesmo a história me emocionando bastante.
    De qualquer jeito, aqui encontrei as informações que precisava! Queria apenas agradecer!
    Namastê!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário, André. Hoje em dia tem que se analisar as propostas muito bem antes de adotá-las.

      Excluir
  3. A realidade é.....não é yoga, é qualquer outra coisa, ok, mas a realidade é...o cara está andando novamente. Fato!

    ResponderExcluir
  4. A realidade é.....não é yoga, é qualquer outra coisa, ok, mas a realidade é...o cara está andando novamente. Fato!

    ResponderExcluir