9 de fevereiro de 2012

GANESHA NO TAPETINHO E O YOGA MAT HIDRÁULICO DE MADONNA



HUMBERTO MENEGHIN


Parece que nem todos apreciam praticar ásanas do Yoga num tapetinho onde a imagem de deidades hindus, como a de Ganesha, por exemplo, está estampada. Isso pode parecer surreal, mas foi o que aconteceu quando uma conhecida fabricante de mats para Yoga, baseada em Santa Monica, Ca, lançou esse produto no mercado. Paralelamente a isso, a mídia destacou que a cantora Madonna vem utilizando um Yoga mat hidráulico para as suas práticas de Yoga.



Em relação ao tapetinho de Yoga onde a imagem de Ganesha aparece, a empresa fabricante recebeu um manifesto do presidente da Sociedade Universal de Hinduísmo, Rajan Zed, para que retirasse o produto do mercado. Alegando ser o tapete “inapropriado”, Rajan Zed, ainda ressaltou que muitos também não gostariam de praticar Yoga num tapete que contivesse a imagem de Jesus Cristo.
Usando o bom senso e atendendo o protesto do presidente da sociedade de Hinduísmo, a empresa fabricante desse mat, retirou do mercado o tapetinho de Yoga com a imagem de Ganesha. 

No entanto, sabe-se que por aí, ainda circulam mats comercializados pela CafePress contendo as imagens de Vishnu, Kali e Shiva e  ainda de Budha e ao que tudo indica essa empresa não os pretende retirar do mercado tão cedo. Mesmo tendo sido solicitada a isso pelo presidente da Sociedade Hinduísta, a Café Press simplesmente alegou que não recebeu qualquer reclamação de seus consumidores quanto a esses mats que contém as imagens das deidades e se isso ocorrecer poderá voltar a analisar a questão.

Ora, mesmo que o tapetinho para prática de ásanas de Yoga possa ser considerado um templo para o praticante, isso não justifica que uma empresa fabricante de mats coloque indiscriminadamente qualquer imagem sagrada neles, pois as deidades hindus não são para serem pisadas, sentadas sobre e receberem o suor de qualquer praticante de Yoga em sã consciência que seja, mas sim para serem cultuadas nos templos e nos altares que os devotos tem em suas casas .


Já em relação ao Yoga mat hidráulico que dizem estar a cantora Madonna utilizando para as suas práticas de ásanas, isso parece ser mais uma grande piada que a mídia resolveu divulgar com a intenção de  promover e vender mais.
Segundo consta, dizem que a popstar andou se preparando para a sua apresentação, que aconteceu durante o intervalo da 46ª edição do Superbowl, praticando yoga com o auxilio de um professor, nesse tal de Yoga mat hidráulico, instalado na suíte de seu hotel, que ainda se elevava até o teto por uma plataforma.
Mas, então o que seria um Yoga mat hidráulico? Será que seria um mat que alivia qualquer esforço mecânico que o praticante faz durante uma prática de ásanas?

Na verdade, o único Yoga mat hidráulico que possa existir para Madonna é o próprio palco onde ela canta, dança, expressa a sua arte e que mecanicamente se eleva. Mas, se porventura esse aparelho realmente existir, com certeza atiçará a curiosidade de muitos praticantes. Será?
Harih Om!

Um comentário: