7 de agosto de 2011

MINHA AMIGA PRATICA YOGA, EU TAMBÉM! – PARTE TRÊS




HUMBERTO MENEGHIN


Faltavam dez minutos para terminar o expediente quando a Claudinha me ligou dizendo que estava presa com o chefe e se não aparecesse daqui a pouco deveria ir ao Yoga por minha conta. Isto me impacientou tanto! Sem carona, mais uma vez! Então, teria que chamar um táxi, fiz isso; mas, logo que desliguei o telefone, a Claudinha apareceu toda esbaforida dizendo para pegarmos a bolsa e corrermos para o Yoga: ela havia conseguido se desvencilhar do chefe, até que em fim! Na saída, o táxi que chamei já me aguardava; dispensei-o e o motorista me disse um palavrão que não fiz questão de entender.

Pegamos um trânsito daqueles! E a Claudinha começava a ficar nervosa, mais estressadíssima por causa do engarrafamento pesado que nós estávamos enfrentando; mas será que seria só por causa do trânsito ou seriam os assuntos de trabalho que não saiam da cabeça da Claudinha? Ah, não importa.




A lentidão era total, será que chegaríamos atrasadas à nossa aula de Yoga naquela noite?  Para aliviar um pouco a tensão, a Claudinha plugou o mp3 no painel e nós começamos a ouvir musicas da Enya. Orinoco Flow pra começar.




Acredita que levou meia hora para chegarmos ao espaço de Yoga, num trajeto que se faz em menos de dez minutos? Pois acredite. Detesto atrasos, mas infelizmente estávamos atrasadas e a aula já deveria ter começado. Então, corremos para nos trocar e não é que demos de cara com a Simone indo para a sala de prática. Nos  cumprimentou de longe dizendo que não iria nos beijar pois estava gripada, então percebi ela  unir as mãos frente ao peito e dizer namastê, antes de entrar para a aula.




Namastê!? O que será que significa esta palavra? Acho que o meu professor já disse o que significa namastê ... Será? Ah, não!  Ele falou sobre o significado do mantra OM e daquele outro mantra. Namastê não. Mas o que é namastê? Então, enquanto eu e a Claudinha nos trocávamos, perguntei para ela o que seria namastê e por que a Simone juntou as mãos frente ao corpo para dizer namastê.

A Claudinha me disse que namastê é um cumprimento do Yoga, mas que não se lembrava o que realmente significava e que o nosso professor provavelmente já havia elucidado sobre. Particularmente eu não me lembro. Enfim, entramos para a aula também e nos deparamos com a sala lotadíssima e todos já realizando os primeiros ásanas. Então, o nosso professor também uniu as mãos frente ao peito e nos disse um namastê em voz baixa.

Localizamos dois lugares ainda livres, para variar perto da Simone, e entendemos os nossos mats. Ah, desta vez trouxe o meu tapetinho, novíssimo! Fomos nos colocando pouco a pouco nos ásanas que o meu professor demonstrava e como não poderia deixar de ser, acompanhadas por tosses da Simone. Poxa vida! Por que ela não ficou em casa de molho curando-se desta gripe? Não deveriam permitir praticantes gripados virem à aula de Yoga. Pode isso? A Simone vai nos passar todos os vírus possíveis e impossíveis.




Então, gentilmente percebi o meu professor trazer uma caixa com lenços de papel e entregar para Simone, mas isso não aliviou muito, pois ela continuou a tossir e fazer tudo o que tinha direito. Assim não vai dar. Vou falar com a Claudinha para mudarmos de turma. Mas será que o meu professor dá aulas noutro horário também? Vamos ver depois.

Apesar do incômodo, me entreguei tanto aos àsanas que a aula transcorreu muito bem para mim e a gripe da Simone já não me incomodava mais. Mas, a minha garganta parecia arder... Fizemos um pranayama (um exercício respiratório), relaxamos e depois fomos tentar meditar. Meditar com a Simone tossindo? Seria isso possível? Para mim não foi possível pois não consegui me concentrar nenhum pouco, os ruídos naquela sala voltaram novamente a me incomodar.

Meu professor encerrou a aula dizendo namastê, a palavra da vez. Então tomei coragem e perguntei para ele o que significa namastê. Em algumas palavras e olhando diretamente para mim me disse que namastê é uma saudação, um cumprimento que 
expressa um grande sentimento de respeito de uma pessoa para outra que pode ser traduzido como: "Obrigado por compartilharmos este momento". No entanto, na maioria das vezes as pessoas consideram o significado de namastê como: "O Deus que habita em mim saúda o Deus que habita em você". 





Sendo dito com as palmas das mãos unidas frente ao centro do peito, pode também ser acompanhado por uma ligeira curvatura do corpo. Namastê é comumente utilizado pelos Sul-Asiáticos. Hinduístas, Budistas, Jainistas e Sikhs. No entanto, esse gesto pode ser feito em silêncio, com o mesmo significado.

Perfeito. Gostei muito da explicação sobre o significado da palavra namastê, vou adotá-la em meu vocabulário pessoal.

Namastê!

Nenhum comentário:

Postar um comentário