24 de fevereiro de 2011

YOGA ANTIGRAVIDADE?




HUMBERTO MENEGHIN
artigo publicado originalmente no www.yoga.pro.br
Anti-gravity Yoga é a mais nova modalidade dos Yogas de marca, surgida há pouco tempo nos Estados Unidos. Praticada em academias de ginástica este tipo de Yoga, já com vídeos disponíveis no YouTube, por exemplo, AntiGravity Yoga Class at Crunch Gym, parece, em um primeiro momento, bem interessante e tem chamado muito a atenção dos que freqüentam as academias americanas.


Consistindo em um pano, talvez do tamanho de um lençol, que é ligado a tiras presas ao teto por meio de argolas a ele parafusadas, o AntiGravity Yoga é a novidade da hora. Elevados do solo cerca de meio metro, os praticantes mantém o corpo envolto pelo pano e conforme o transcurso da aula, vão se movimentando pelo espaço, como se voassem e por vezes até balançam, dando formas aos familiares ásanas do Yoga. 


A prática parece ser dinâmica e pelo pouco que se vê nos vídeos disponíveis, o tecido preso ao teto pelas tiras e parafusos e que envolve o corpo do praticante permite que certas posturas sejam executadas com mais facilidade, em especial alguns backbends e invertidas com parada das mãos.


 Dizem que além da mobilidade que os praticantes tem durante a prática, parece que não há muita pressão na coluna vertebral. Entusiastas se divertem e se sentem como crianças, no entanto, este tipo de prática parece apenas dar ênfase à execução de asanas feita a alguns centímetros do solo, em que o praticante se utiliza do tecido como apenas mais um suporte criativo à prática, o que foge do real propósito do Yoga tradicional. A aula apenas termina com um leve relaxamento onde os corpos estendidos sob o pano, na verdade, parecem que descansam em uma rede.
Anti-gravity Yoga ou Aerial Yoga, se resume a mais um novo tipo de malhação adotado em academias americanas. Não devemos confundir esta modalidade com o Yoga Gravitacional, desenvolvido no Brasil, que tem o propósito terapéutico definido e específico.
Modalidades do Yoga como estas apresentando até certa criatividade e curiosidade, inevitavelmente surgem ano a ano, mas será que a permanência é longa? Ou simplesmente estes novos tipos de Yoga, aparecem e desaparecem? Não restando no tempo nada da sua essência, apenas sendo comparados a mais um produto no mercado que teve seu lançamento, seu ápice e depois o descarte definitivo.





No entanto, não faz mal algum ao curioso praticante acostumado ao puro Yoga experimentar de vez em quando estes novos tipos que ocasionalmente surgem, pois somente assim poderão tirar suas próprias conclusões e escolher o que realmente estiver de acordo com a intenção da prática.
Harih Om!

Nenhum comentário:

Postar um comentário